AO VIVO: Saiba como assistir Cruzeiro x América pelo Campeonato Mineiro 2025

Cruzeiro e América se enfrentam neste domingo (16/2), às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. O confronto define uma das equipes finalistas do Estadual. O Cruzeiro tenta encerrar uma sequência negativa diante do adversário, sem vitórias nos últimos seis anos pelo torneio.
Na fase classificatória, o Cruzeiro terminou em primeiro lugar no Grupo C, somando 11 pontos. A equipe garantiu a classificação antecipada, mas sofreu uma derrota na última rodada para o Democrata-GV por 2 a 1. Já o América avançou com 13 pontos, liderando o Grupo B. O time empatou sem gols com o Aymorés na última rodada.
O histórico recente do confronto mostra vantagem do América. A última vitória do Cruzeiro sobre o adversário no Campeonato Mineiro ocorreu em 6 de abril de 2019, por 3 a 0, também em uma semifinal. Desde então, foram dez partidas entre as equipes na competição, com oito triunfos do América e dois empates.
O jogo será transmitido ao vivo pelos canais SporTV e Premiere.
Prováveis escalações
Cruzeiro
- Goleiro: Cássio
- Defensores: William, Jonathan, Fabrício Bruno e Kaiki
- Meio-campistas: Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira
- Atacantes: Dudu, Marquinhos e Gabigol
- Desfalques: Juan Dinenno, Japa e João Marcelo (lesões)
América
- Goleiro: Matheus Mendes
- Defensores: Júlio, Ricardo Silva, Lucão e Marlon
- Meio-campistas: Miqueias, Elizari e Cauan Barros
- Atacantes: Adyson, Figueiredo e Jonathas
- Desfalques: Alê, Benítez, Fabinho e David Lopes (lesões)
Declarações
Lucas Silva, volante do Cruzeiro, destacou a importância da adaptação da equipe para o mata-mata:
“Mudanças demoram um pouco até a gente se acostumar e adaptar. Mas temos que assumir a responsabilidade do elenco e transformar isso durante as partidas. Prova disso é darmos uma boa resposta agora neste mata-mata e chegarmos à final.”
Pelo América, o técnico William Batista enfatizou a necessidade de ajustes para o confronto:
“A nível de comportamento, é estar como estivemos nos dois clássicos anteriores. Estávamos ganhando do Cruzeiro até os 43 do segundo tempo e isso nos deixa muita aprendizagem. Pensei muito no jogo contra o Aymorés e vou analisar depois o que precisa ser feito para termos uma boa primeira partida contra o nosso adversário.”
Arbitragem
- Árbitro: Anderson Daronco
- Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos e Eduardo Gonçalves da Cruz
- VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior